Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Entre as atrações mais pop da TV brasileira que estrearam no ano de 1990 temos as novelas Rainha da Sucata (Globo), Barriga de Aluguel (Globo) e Pantanal (Manchete). Entre os seriados, o famoso programa infantil Rá-Tim-Bum (TV Cultura), o assombroso programa Linha Direta (Globo) e o jornalístico Fala Brasil (Record) surgir em suas primeiras temporadas.

Novelas


Rainha da Sucata foi uma célebre novela da Globo que retratava o universo de novos ricos e da elite decadente brasileira através das personagens de Maria do Carmo (Regina Duarte) filha de sucateiro que prosperava no negócio e Laurinha Figueroa (Glória Menezes) socielite falida.

A novela das 20h era uma comédia e bateu pontos de audiência no horário nobre da Globo e fez dela uma das mais relembradas novela da emissora do plim-plim. A abertura da Rainha da Sucata também tem seu sucesso sempre relembrado, o vídeo da boneca de lata dançando lambada ao som do Sidney Magal cantando "Me Chama Que Eu Vou."


Como o nome mesmo sugere, a novela Barriga de Aluguel tratava a decisão da personagem Clara (Claudia Abreu) alugar sua barriga para Ana (cássia Kiss) ter um filho de Zeca (Victor Fasano). Essa decisão acabou gerando muita polêmica sobre o tema bebês de proveta, recente novidade científica na época.


A novela conta a história de um peão meio afeminado chamado Joventino (Marcos Winter) é rejeitado pelos homens da fazenda e vai embora pro Rio com Juma Marruá (Cristiane Oliveira) uma moça criada como selvagem que se transforma em onça pintada e ele se vê obrigado a voltar para a fazenda a assumir a sua realidade como autêntico peão pantaneiro.

Pantanal foi uma das maiores novelas da Manchete, extinta emissora que batia de frente com a Globo no quesito telenovelas.

Programas


Rá-Tim-Bum foi um grande programa infantil apresentado pela TV Cultura. Com sua forma inovadora de ensinar a crianças de forma lúdica questões diversas como higiene, ecologia, cidadania, além de disciplinas como português e matemática, conseguiu encantar crianças do Brasil inteiro.


A Escolinha do Professor Raimundo que você assiste hoje não é muito diferente da escolinha de 1990. Os personagens são praticamente os mesmos, inclusive o nobre professor Raimundo, antes interpretado pelo grande humorista Chico Anísio.


Se você não nasceu nos anos 80, provavelmente teve a vida assombrada nos anos 90 pelo programa Linha Direta. A primeira logo do programa era essa coisa feia aí, mas anos mais tarde ficou mais popular na Rede Globo com outro designer.

O programa consistia em mostrar casos policiais reais que acontecia Brasil a dentro. Muitas vezes, histórias macabras ficavam expostas para o medo e apreciação do público brasileiro nas noites da Globo.


Em março de 1990, estreava o telejornal matutino Fala Brasil na Rede Record. No início ele era comandado pela Silvia Popovick, e depois de passar por muitas reformulações, temos o jornal no formato de hoje.

Algumas boas e outras nem tanto, estas foram consideradas as atrações mais pop da TV brasileira no ano de 1990. Confira mais listas!

Bottom Ad [Post Page]