Post Page Advertisement [Top]

A Microsoft começou a liberar a atualização do Windows 10, o mais novo, avançado e completo sistema operacional da poderosa marca. Eu já fiz o meu update e tenho muitos elogios às novidades que acompanham essa nova era do SO mais poderoso de todos.

Agora o Windows está com um visual mais limpo, intuitivo e muito mais fácil de usar. Agradando gregos e troianos, uma vez que está bem parecido com o Windows 7, continua com as live tiles, popularmente conhecidas como "blocos dinâmicos" e com um toque minimalista que lembra um pouco com algumas coisas do iOS. Nada demais para se colocar defeito...


Eu gostei tanto dessa atualização que resolvi elencar o que há de melhor no Windows 10 e comentar todas as novidades da atualização.

A começar por seu uma atualização totalmente gratuita e numa versão completa que traz os recursos de computador do Windows 7 e permanece em domínio da tecnologia de aplicativos e ligação direta com a nuvem, muito utilizado nos aparelhos smartphone e tablets atualmente.

Design
Como citado anteriormente, o design do Windows 10 recebeu uma atualizada singela e de muito bom gosto nos clássicos gráficos da versão antiga do sistema operacional, como pastas, setas de ir e voltar, atualizar, minimizar, maximizar e até fechar janelas, além de efeitos nas bordas das janelas, que não há como não perceber um contorno azul e um refinamento que a torna mais elegante.

A atual aparência dá uma sensação de novo e moderno. Até mesmo se seu computador for velho, você conseguirá ter essa sensação de que trocou por um mac novinho. Em algumas janelas onde houveram completas mudanças no design, como em configurações, você consegue imaginar estar usando outro sistema operacional.

Se você notar os detalhes, pode perceber que a Microsoft focou bastante no termo "Windows" (que traduzido para português significa "janelas"). Além do realce azul (que é a cor predominante da marca) nas bordas das janelas, agora os aplicativos são iniciados sempre num tamanho padrão, que lembra um formato de janela. Um dos novos recursos é exatamente voltado para a visão panorâmica das janelas e por aí vai.

Menu Iniciar
No Windows, tudo começa no clássico botão Iniciar, que havia sumido na atualização do Windows 7 para o Windows 8, acabou voltando no Windows 8.1, mas que está firme e forte no Windows 10 e com muito mais novidades. A forma de exibição de 'todos os programas' agora ficou mais dinâmica e prática, colocando os mais usados em evidência e os preferidos em destaques para que você não perca tempo e como a marca diz, "tenha tudo a seu alcance".

No Windows 10, a famosa área de trabalho que mostrava os aplicativos em blocos dinâmicos sumiu dando lugar a um ambiente mais compacto e simples no Menu Iniciar. Mas por ser "simples", não quer dizer que perdeu a mesma funcionalidade que possuía no Windows 8 e 8.1. Agora ele ficou mais leve e de fácil manuseio. Assim como na atualização passada, aqui você pode redimensionar e movimentar os blocos como quiser, basta arrastar com o ponteiro do mouse ou clicar com o botão direito para alterar os tamanhos das live tiles.

Pesquisar na Web e no Windows
Essa era uma ferramenta que tinha no Windows 8 e 8.1 que - creio eu - poucos utilizavam por que ficava meio oculta e tinha uma resposta lenta em alguns computadores, agora será melhor aproveitada por estar num local de destaque e por ganhar um melhor desempenho, mesmo em computadores com capacidades menores. Ela fica ao lado do botão Iniciar e serve para que você pesquise arquivos ou informações no seu PC ou internet.

Barra de tarefas
O novo design do Windows 10 refletiu também na barra de tarefas, que ganhou um realce na parte inferior do ícone para que você identifique quais aplicativos está utilizando no momento. Além de ganhar ícones novos para sinal de rede wi-fi, volume de som, bateria e etc.

Centro de Notificações
Muito comum em smartphones, o centro de notificações aparece no Windows 10 para lhe auxiliar nas últimas alterações que houver no seu computador, redes sociais conectadas, e-mails, etc.

Visão de Tarefas
Uma das novidades é o botão "visão de tarefas", que é um local onde você consegue ver todas as janelas abertas em seu computador, criar novas áreas de trabalho que permitem até quatro itens em uma só tela e com isso você consegue ter uma visão e organização melhor de suas atividades.

Fotos
Agora o aplicativo de fotos está muito mais parecido com o modelo utilizado no Windows Phone. Ele permite que você visualize as fotos em álbuns ou coleção agrupados por datas. Fotos que você já salvou em sua conta Microsoft. Além disso, a mesma tecnologia que possui a visualização de movimentos segundos antes da foto capturada com o aplicativo Lumia Câmera é possível a reprodução também no computador através deste aplicativo.

O ruim é que a barra de rolar é muito fina, mesmo para quem usa mouse e as fotos demoram um pouco para carregar, tanto na hora da visualização, como atualização.

Microsoft Edge
Adeus ao lento Internet Explorer. O Edge é o novo navegador de internet da Microsoft. Muito melhor que o Chrome... No Windows 10 ele está simplesmente mais rápido, prático, funcional e claro, bonito. Além de trazer novidades que nenhum outro navegador tem, como a possibilidade de utilizar a imagem da página que você estiver acessando, criar anotações ou rabiscos e compartilhar com quem você quiser através de redes sociais ou mesmo e-mails. E também pode ler artigos online e salvar eles para ver depois, mesmo sem internet e em um formato mais intuitivo.

Groove Música
No Windows 8 e 8.1, assim como no Windows Phone o aplicativo música era muito mais bonito. Agora com a atualização do Windows 10 surgiu o aplicativo Groove Música, que traz um layout mais opaco e simples, carregando o design limpo e novos ícones que a marca está utilizando.

Filmes e TV
Outro aplicativo nativo do Windows 10 é o app Filmes e TV, que nada mais é do que o reprodutor de vídeos do SO. O que antes era um aplicativo pesado e desnecessário, até que esse app vem mais leve e mais intuitivo. O que eu mais gostei foi a opção de esticar o vídeo quadrado para preencher a tela. É perfeito! Chega de players de vídeo que não reproduzem vídeos nas dimensões atuais.

Loja
Uma das atualizações mais esperadas do Windows 10 era a tão sagrada Loja de aplicativos. Nesta atualização ela veio toda repaginada e com um layout magazine que lembra muito página da internet. Muitos gostaram, eu particularmente achei muito mais feia. Mas gosto é gosto...

Assim como algumas coisas ficaram lindas e perfeitas, outras deixaram a desejar. Enfim, é aquela velha história: "ninguém e nada poderá agradar a todos".

E você, o que mais gostou?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]