Post Page Advertisement [Top]

Estava na internet altas horas da noite eu vi uma publicação da Super Interessante que falava sobre por que no Brasil homem não usa saia ou vestido e lá dizia que segundo Claudia Bonadio, autora do livro Moda e Sociabilidade disse em sua obra que até a Idade Média, homens e mulheres usavam uma espécie de túnica. Depois, houve uma distinção sexual clara. As mulheres continuaram a usar uma túnica mais ajustada ao corpo. Já os homens passaram a usar trajes bifurcados, como calças ou bermudas. O hábito ganhou a Europa renascentista e se espalhou pelo Ocidente. Mas isso não é universal. Em países do Oriente Médio e norte da África, os homens usam roupas parecidas com um vestido de manga comprida. Ou seja, tudo bem se você usar saia.

E quer saber, eles estão certos! Roupa não é só um pedaço de pano para tapar suas vergonhas, rapaz. Ela também é um tipo de simbologia que marca os gêneros.

E eu lendo tudo isso e pensando a respeito de cada coisa, como por exemplo, lembrando da Madonna se apresentando na Drowned World Tour em 2001, usando uma linda saia vermelha sobre uma calça comprida de couro preta, eu senti uma pitada de desejo de usar saia.

Mas antes que você se assuste, eu me assustei primeiro! Ainda que os tempos estejam modernos e eu tenha minha sexualidade definidíssima, homem usar saia não é algo socialmente natural. Assim como ter um cabelo branco aos 17 também não é! Obviamente o assunto geraria muita controvérsias, revoltas, alegrias, tristezas, vergonhas, caos e sabe lá o que mais.


Daí, depois de um turbilhão de coisas que passaram na minha cabeça eu resolvi esquecer a ideia. Já pensou, eu de saia? Na verdade, "saiote masculino", tipo uma Kilt escocesa... altamente máscula!

Para os que não sabem, o kilt é um saiote masculino, pregueado na parte de trás, trespassado na parte da frente, de comprimento da cintura até aos joelhos e sem o uso da cueca.

Na Escócia, era feito original e tradicionalmente de tecido de lã e com padrões de tartan, sendo utilizado por guerreiros e batedores dos clãs, cada clã possuindo o seu próprio tartan. Era o traje típico de homens e jovens das montanhas escocesas do Séc. XVI. Desde o Séc. XIX está associado a toda a cultura escocesa e com a herança da cultura celta.


Enfim... De acordo com alguns estudiosos da moda, saia é qualquer tecido posto em volta da cintura. Desde o Egito antigo – onde muitas mulheres e muitos homens usavam-na, até os dias de hoje, a peça está incorporada no guarda-roupa feminino. Mas foi na década de 20 que a saia apareceu para desconstruir a silhueta da mulher, com modelos retos, que nunca delineavam o corpo. E também para mostrar que a moda quebra tabus e rompe barreiras, ela voltou para o guarda-roupas dos homens – claro que dos mais modernos. Que não é o meu caso! Ainda...por que eu fico pensando... "não é porque eu vá usar saia que vão me cruscificar como um gay de saia" olha o Marc Jacobs: ele é fino, elegante, rico, independente...


Ok, Marc Jacobs é gay! Parando realmente para pensar que se essa moda pegasse, o que não ia haver de 'marmota' por aí! E se eu fosse considerado uma marmota? Ah não! Melhor deixar essa coisa mesmo para lá. Homem usando saia, somente na moda mesmo. Ou no mínimo só os homens com arquétipo bastante másculo e esteriótipo de muito lindo para dar a cara a esse nível.


Somente depois de desistir dessa ideia é que eu percebi a profundidade do risco que eu corria se eu me metesse nas ruas de Teresina com uma saia escocesa. Porém o desejo primitivo de me sentir um escorces foi reprimido no mais íntimo de mim naquele momento. Talvez se eu vivesse numa sociedade escocesa, seria natural que os homens machos escoceses não sofressem a ignorância de sua sociedade preconceituosa e cafona.

Porém, acredito também que isso é meio que cultural. Com certeza na Escócia, os costumes de se usar um saiote kilt seria muito diferente dos costumes daqui do Brasil, em especial, de Teresina. Aqui, o estilo kilt talvez fosse pior... ou melhor, na percepção de alguns. Prefiro não comentar mais sobre esse assunto.

Passa a página!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]