Post Page Advertisement [Top]

Dezessete anos depois do segundo filme de As Panteras, a franquia volta com um novo filme, trazendo novas personagens e uma nova proposta, mas será que o novo filme é bom?


A história do novo filme das Panteras conta como um artefato tecnológico chamado Calisto muito valioso cai nas mãos erradas e precisa ser resgatado antes que seja usado como arma de destruição em massa. É nesse momento que As Panteras são convocadas e juntas da cientista que criou o invento, elas vão 'quebrar pau' contra os bandidos malfeitores.

Logo de cara a gente vê que a história não é complexa. E apesar de mudar os nomes dos personagens, do tipo de objeto e o que os motiva a combater o mal ou provocar o mal, o esquema já é batido no mínimo em 80% dos filmes de ação já lançados até hoje. Geralmente quando isso acontece, a gente espera que a performance das cenas supram a falta do restante e o que nós temos em As Panteras? Uma tentativa...

As cenas de ação são mal editadas, cortes e enquadramentos confusos que não nos permite se deleitar numa sequência de 'quebra-pau' que a gente ama em filmes de ação. Na verdade, não existe uma sequência lógica na maioria das cenas de ação. Uma hora elas estão num carro em alta velocidade, corta para cara de uma, corta pra um soco, corta pra outra lutando longe, corta pro homem que recebeu o soco da primeira caído no chão. E você fica, tipo: what?

As atuações das moças parecem meio forçadas, mas não por causa das performances das atrizes Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska, mas por conta da direção que parece ansiosa para mostrar tudo ao mesmo tempo. No início do filme a Kristen Stewart parece muito inteligente e pretensiosa, mas 10 minutos depois, ela é uma moça durona que age sem pensar muito, roubando um pouco a personalidade da Ella Balinska. Naomi Scott faz a personagem boba mas muito inteligente, mas parece que está o tempo todo em outro filme. Erro de direção, produção e edição.

As Panteras não é original. Em diversas cenas o filme novo copia as edições anteriores e não é como se fosse relembrando cenas icônicas a fim de manter a essência, é replicando mesmo. Desde uma ideia (como invadir um esquema de segurança fortíssimo e super tecnológico usando recursos super inteligentes e sair de lá lutando contra o controle interno por que os seguranças descobriram tudo e elas precisam fugir) como várias ações (como um simples jogar de cabelo, explosão de um prédio e uma festa de arromba num super casarão com gente rica e famosa).

O que esse filme novo tem de novo mesmo foi só a feminista ideia de colocar uma Bosley mulher em ação e sugerir que o misterioso Charlie é uma mulher. Ainda é muito cedo para dizer se esta é uma boa ideia ou não.

Por falar em feminismo... 

O filme é feminista do início ao fim e essa é uma das principais críticas às Panteras. Por que ao invés de construir um esquema narrativo coeso, a direção gasta seus esforços a todo momento para ganhar aplausos pela militância feminina com atitudes e opiniões bobas. Será que eles não percebem que só o fato do filme trazer o protagonismo para mulheres fortes, inteligentes e que salvam o mundo é o suficiente para o filme ser empoderado? 

Até a execução do feminismo é feito de forma ruim! Não é algo sutil e inteligente. A direção colocou mesmo de forma rala como por na boca das personagens principais frases como: "nós mulheres somos demais". O que na verdade, teria muito mais relevância se esse reconhecimento viesse de outrem fora do contexto feminino. 

Outra prova que o feminismo não foi bem executado é que homens de ego frágil se sentirão inferiores por que a militância do filme não é convincente. Parece como se fosse crianças dando soquinho em bandido adulto e querendo ganhar a luta. 

O filme As Panteras é bom?

Ruim, ruim, não é, mas dizer que é bom, também não seria a melhor avaliação. O filme é assistível. A sensação que dá quando o filme acaba é: "vamo cuidar na vida". Totalmente diferente do filme da Mulher Maravilha, por exemplo, que dá uma vontade de sair voando, dando saltos pelo ar, amarrando pessoas no chicote da verdade e ter super força. Ou seja, As Panteras não é convincente e nem empolgante.

Bottom Ad [Post Page]