Post Page Advertisement [Top]


A tradução do termo em latin magnum opus significa em português "magna opera" e entende-se por "grande obra", no caso, a obra ou era mais popular e aclamada de um artista. Para divas com poucos anos de carreira é meio incerto apontar qual será o seu magnum opus, mas no caso das divas do pop com mais de 10 anos de carreira, é possível identificar com clareza tal momento. E esta publicação ilustrará esse ápice artístico na carreira de cada cantora pop.

Magnum opus da Madonna

A era Confessions com certeza foi um divisor de águas na carreira da Madonna. Antes do álbum Confessions On A Dance Floor, Madonna já era rainha do pop, mas em meados dos anos 2000 muitas cantoras estavam praticando o efeito Madonna de fazer sucesso e acabaram colocando a cantora em check, tanto que American Life, por mais polêmico que fosse, não conseguiu ser uma grande obra mundial. Mas em Confessions, Madonna conseguiu superar a si própria e mostrar que rainha não pede, decreta! E fez o mundo voltar na disco e dançar o non-stop inteiro do álbum, seus clipes e a mega turnê Confessions Tour.


Controvérsias colocam o álbum Erotica como o magnum opus da carreira da Madonna, por que também foi outra era em que ela mudou a forma do mundo ver o seu trabalho. Mas Confessions On A Dance Floor mostrou para o mundo que Madonna não estava ultrapassada e esquecida. Pelo contrário, ela mostrou que tinha fôlego para mais 10 anos de reinado. E foi o que aconteceu, até o álbum Rebel Heart, Madonna conseguiu assumir o reinado do pop. 

Magnum opus da Britney Spears

É muito difícil fazer com que os fãs da Britney Spears cheguem a uma conclusão de qual foi a era mais top desde o lançamento do primeiro álbum até aqui. Muitos dirão que é o início por que trouxe hits eternos como ...Baby One More Time e Oops! I did it again que tornaram Britney um ícone pop, mas muitos também dirão que o álbum Blackout foi o grande divisor de águas, por ser o momento em que Britney se reergueu das polêmicas em sua vida pessoa que abalaram sua carreira durante anos. Como também tem os fãs novinhos que citarão a era Femme Fatale e Britney Jean como o ápice da carreira da Britney.


É certo que Britney Spears é uma máquina de fazer mega sucessos e movimentar a industria do pop, mas existe o momento de total devoção e entrega do artista em seu trabalho e infelizmente a era Blackout, Femme Fatale e Britney Jean não mostram Britney com todo o seu potencial artístico como foi na era do álbum Britney. Nessa época a princesa do pop puxou todos os holofotes para sua carreira e não houve um ser pensante que não conhecesse o nome e rosto de Britney Spears. 

O álbum Britney é o magnum opus da Britney Spears. Ele foi uma explosão de sucesso! I'm a Slave 4 U, Overprotected, Boys, I'm Not A Girl, Not Yet a Woman, Anticipating, I Love Rock'n Roll, What It's Like To Be Me tudo vendia! Britney trouxe um álbum repleto de hits, e até mesmo as músicas que não se tornaram singles foram suficientes para torná-la a eterna princesa do pop pois a batida do álbum Britney serviu como molde para o lançamento de uma legião de cantoras que também tentaram replicar o efeito Britney de fazer sucesso.

As eras dos dois primeiros álbuns não podem ser considerados magnum opus da carreira da Britney Spears por que a própria artista não havia uma maturidade musical quanto em Britney, quando ela deixou de ser menina e ainda não era mulher. Outra prova dessa maturidade foi que após esta era foi que aconteceu o beijo com Madonna e a parceria com Madonna no álbum In The Zone.

Magnum Opus da Christina Aguilera

A Christina Aguilera é outra cantora que tem várias fases bem distintas de sua carreira com expressões artísticas bem diferentes uma das outras. A era do álbum Christina Aguilera deu a ela a solidez no mercado do pop assim como a mídia a colocou em foco na disputa eterna com Britney Spears que ocorreu até o álbum Stripped, quando ambas disputavam ser a mais sexy e Christina tirou logo foi tudo e colocou as coreografias mais do que insinuativas. Muitos consideram que essa era foi a mais épica da carreira da Christina por que foi nela que foram lançados os sucessos Fighter, que converteu milhões de fãs e a motivante Beautiful, que atingiu as minorias. Mas nenhuma dessas eras foram consideradas o máximo artístico da Christina por que sim, ainda existia a base

O magnum opus da Christina Aguilera é a era do álbum Back To Basics. Muitos criticarão o álbum em que Christina Aguilera nos revelou a miss Baby Jane, mas havemos de atentarmos para a melhor performance da Christina em sua carreira, tanto na liberdade criativa, por desprender-se da competição infundada com a Britney Spears, bem como nos melhores vocais e entrega à obra. Nesta era Christina Aguilera colocou o máximo do seu potencial vocal, dança, interpretação e divulgação, levando a disco, jazz, soul, blues e Miss Baby Jane na sua última grande turnê mundial, a Back To Basics Tour.


No álbum Bionic, que revelou a Xtina num dos ápices de sua carreira e o álbum Lotus revelando o íntimo da cantora não chegam a ser considerados a obra prima da Christina Aguilera por que não houve uma total dedicação artística na campanha de seu próprio trabalho.

Magnum Opus da Mariah Carey

A diva Mariah Carey também teve muitas eras de grandes sucessos em sua carreira, como quando surgiu com sua voz imponente fazendo melismas tão gostosos de ouvir assim como whistles perfeitos que nenhuma outra cantora jamais conseguiu, como quando trouxe o impecável álbum Merry Christmas se tornando uma das voz natalinas mais queridas de todas ou quando transcendeu sua carreira do soul, gospel, pop para o R&B e hip hop nos últimos álbuns. Mas não há como negar que o magnum opus de sua carreira foi a era do álbum Butterfly.


Mariah ganhou o mundo e a crítica na era das borboletas, quando ela trouxe os maiores de sua carreira: Honey, Butterfly, My All e lhe deu visibilidade para alavancar mais ainda seus sucessos para mais uns 10 anos a frente. Butterfly foi um divisor de águas na carreira da Mariah no que diz respeito a antiga Mariah e a nova Mimi. Com o início do século 21, Mariah Carey teve uma singela queda na fama, mas o legado criado na era das borboletas a sustentou como a diva que é até os dias de hoje. Imbatível!

Magnum Opus da Beyoncé

Falar de Beyoncé assim como de Britney Spears é babado e confusão, por que tudo que ela lança vira sucesso a nível mundial, como quando iniciou sua carreira com a música Crazy in Love e fez dela a canção do século avaliada pela crítica de diversas épocas. No entanto, o magnum opus de sua carreira foi sem dúvidas a era da Sasha Fierce, quando Beyoncé se desprendeu dos dogmas de sua carreira e disse pro mundo que ela era feroz e que merecia chegar onde está hoje: no topo!


Muitos dirão que Lemonade é o ápice de expressão artística e conceitual da Beyoncé, mas este álbum deve ser visto como o primeiro na über carreira da cantora. Até antes dele, a queen Bey lançavam mega hits vendáveis como Drunk In Love, End of Time, Deja Vú, mas que se esvaiam com novos lançamentos dela mesmo e só presidiam na vida dos fãs. Daqui pra frente deverá lançar os álbuns do ano, com hits do ano e movimentos mundiais de empoderamentos negro, feminista e gay. Sucessos que não se compararão com a revolução dentro e fora do mundo pop como foi no tempo de Single Ladies, Halo, Diva e Video Phone. O mundo deu poder a Beyoncé nessa época e agora ela só galga em seu próprio império.

Magnum Opus da Lady Gaga

Born This Way é e sempre será a grande obra da Lady Gaga. É inquestionável para qualquer little monster que essa é a principal obra prima da carreira da mamãe monstro, logo por que se este é lirou, certamente é um convertido da era sombria da Gaga e que provavelmente veio do espaço junto com a sua rainha em um ovo intergalático.


Sabemos que para a Gaga a era ARTPOP deveria ser o seu grand magnum opus, por que ela buscou inspirações pessoais e expressões artísticas fora de seu tempo e muito a frente da era do lançamento do álbum, mas a negada estava ainda sob transe profundo da Born This Way. Assim como Joanne, que é muito pessoal e particular da Lady Gaga pode um dia se considerar uma das grandes obras de sua carreira. Mas nada se comparará a evolução libertadora Born This Way.

Que divas mais gostaria de ver nesta publicação? Comenta na página do facebook do blog: facebook.com/muitomaispop

Bottom Ad [Post Page]