Post Page Advertisement [Top]

A novela Império da Rede Globo está chegando ao fim, quem viu, viu! Quem não viu, espera o "Vale a Pena Ver de Novo" por que o fim da Império está próximo e eu resolvi levantar algumas críticas sobre os últimos capítulos da novela das 9. Antes de tudo, que fique claro, sou muito fã da novela! Se não fosse, não perderia meu tempo criticando ou falando mau.

A novela Império começou com um nível altíssimo na primeira fase como já foi dito aqui, seguiu na sua segunda fase impecável também, no período em que fomos conhecendo os novos personagens e suas tramas. Mas já na reta final da novela, o autor Aguinaldo Silva parece ter se desesperado para atender o cronograma da grade da Globo.

Como um fã da novela Império, que assiste diariamente, confesso que o último ponto auge da novela foi quando surgiu o personagem Maurílio (Carmo dalla Vecchia), momento em que do nada, surgiu um personagem misterioso em meio ao Monte Roraima e só mais tarde se explicaria o porque de este personagem ter aparecido repentinamente: destruir a família do Comendador (Alexandre Nero).

No começo, foi interessante, instigante e curioso saber quem era esse tal Maurílio que fez a Maria Marta (Lília Cabral) ficar apaixonada por ele, mas depois que ele começou a colocar as garras de fora, desejando destruir o Comendador, aí a coisa começou a desandar, principalmente após a falsa morte do Comendador. Por que o ator não soube mesmo encarnar o vilão e acabou ficando meio pedante.

Foi insuportável ver o personagem Leonardo indo pro buraco ao ponto de perder tudo e virar mendigo. Onde que um cara bonito e bombado como ele vai ficar sem dinheiro? Também ficou sem sentido ver ele perdendo o amor pelo Claudio (José Mayer) e ignorando a ajuda da Beatriz (Suzy Rego).

Ver o Enrico (Joaquim Lopes) ter um surto homofóbico já é revoltante pelo ato de ignorância e burrice, mas o autor abusou demais dessa repulsa tirando toda a inteligência e maturidade do personagem. Essa foi a intenção, entendo, mas era chato ver o Enrico fazer cara de menino birrento em toda cena dele.

Mesmo com a impecável atuação do Alexandre Nero como José Alfredo, o Comendador da Império, a temporada em que passou supostamente morto ele estava realmente morto. O personagem foi viver uma vida de anônimo e também ir atrás de saber quem estava tentando destruir o seu império e o autor da novela acabou deixando passar do ponto a trama. As buscas pelo tal Fabrício Melgaço foi algo sem graça e sem nexo. Perca de tempo!
Ainda durante a morte forjada do Comendador, foi revoltante ver a personagem Maria Clara (Andréia Horta) ficar insuportável. Com a nomeação da Cristina (Leandra Leal) para a presidência da Império, Clara mostrou a menina mimada, riquinha e ambiciosa que nós não gostaríamos de ter visto. Ela era linda e perfeita somente sendo fina, inteligente e elegante como no início da novela.

As buscas incessantes da Cora (Marjore Estiano) atrás de tentar descobrir que o Comendador realmente estava vivo foi outro ponto muito chato! Nessa época, todos os dias a personagem tinha esse objetivo desnecessário. E após o retorno das cinzas do Comendador, aí é que ficou mais sem nexo ainda ver a bicha louca pelo homem de preto, sem o mínimo de escrúpulos e decência. Mas pior ainda foi a cena em que ela morre com ele sobre ela. Precisa comentar?
A revelação do Silviano (Othon Bastos) como pai do Maurílio e principal vilão da história acabou ficando "nada haver". O mistério sobre o tal Fabrício Melgaço foi ficando também muito cansativo e muitas histórias ficaram desconexas. Mas foi legar ver ele levantar o dedo pro Zé Alfredo.
Uma severa crítica ao autor vai principalmente aos capítulos logo após a descoberta da fraude da morte do Comendador. As cenas dos capítulos começaram a correr com explicações razas e tomadas que ignora a riqueza dos detalhes do início e meio da novela. Como na explicação de Cristina mostrar o tal que ia ajudar a Império a tirar o pé da lama. A cena com o clássico ficou seca! Cenas mais bobas ganharam mais tempo.

Ao passo que Aguinaldo Silva decide o final da novela e os rumos das histórias dos personagens, a mídia compulsiva vive 'uruburservando' as gravações da novela e especulando ou mesmo fofocando sobre o final da novela Império, mas tudo pode acontecer daqui para dia 13 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]