Post Page Advertisement [Top]

Sei que esse assunto pode ser chato e muito batido na internet, mas ele precisa ser tratado neste blog nesta altura do campeonato, por que será ele quem vai definir os rumos que esta página tomará daqui para frente.

Para quem acessa o blog com frequência, este é um post muito importante! Então, que ele seja lido com muito carinho e atenção.


O fato é que a cada dia que passa o cenário musical tem se tornado cada vez mais misto. O funk ganhou muito espaço, o reggaeton ganhou muito espaço, músicas alternativas se fortaleceram e se firmaram e muitos outros seguem no mesmo caminho. E isso não é uma coisa ruim, pelo contrário, é ótimo por que dá lugar a todo mundo. O único problema é: quem é o pop nesta história?

Antigamente o pop era marcado por fortes nomes, como já foi debatido aqui no blog várias vezes como no post Os Cantores mais Pop dos anos 90 e que hoje são considerados como reis e rainhas do pop. Inclusive, são também os cantores mais premiados da história da música. Porém, a cada ano que passa, tais nomes ficam cada vez mais para trás e novos artistas não conseguem manter o mesmo padrão, fazendo com que o pop perca sua essência, construída há anos.

Você pode até dizer que tais artistas velhos já perderam sua vez e agora é a hora dos novatos brilharem. Eu não discordo totalmente, por que sei e já foi falado aqui no blog várias vezes que o pop é regido sim pelos novinhos do pop (você pode conferir no post Novinhos do POP e as verdades na música), mas será que a atual geração de cantores pop estão conseguindo segurar a marimba?

A resposta é não!

O pop está se perdendo e os atuais artistas estão arregando para outras vertentes, fazendo com que a essência criada e mantida durante anos por nomes poderosos e inesquecíveis como Michael Jackson, Madonna, Cher... deixe de existir e levando a ruína um império antes inabalável.

Até a rainha do pop, meio que correu para outros lados para buscar se evidenciar no atual mercado da música. Quem diria, Madonna e Anitta juntas? No caso dela, dá até para entender a necessidade leonina de estar em voga. Mas é inevitável perceber que todo o resto desta nova era da Madonna não segue os padrões atuais. Madonna ainda tenta mostrar sua arte usando de mesos artifícios que estão ou não na moda. Este álbum Madame X exemplefica bem isto: tem recursos pra agradar todo mundo, mas é no padrão Madonna de ser. A verdade é que:

o pop está morrendo...

Como já estávamos falando, nem Madonna conseguiu ressuscitar o pop com o seu álbum Madame X, ou seja, é daqui pra pior... Até mesmo porque não é a primeira vez que a rainha não consegue isto. Em 2015 quando lançou o álbum Rebel Heart, o pop andava chato também. Até a Lady Gaga correu pro country lançando o Joanne - que por sinal foi o melhor álbum de 2016. (Confira Os Álbuns de divas mais POP de 2016). Nesta nova era, Madonna fez foi largar o trono para ser luz entre os povos. (Veja o post Madonna de rainha do pop a plebeia na música).

Então, dá pra ver com clareza que o pop está chegando ao fim. Mas ainda temos uma esperança... Quem lembra da crise dos anos 2006 a 2008 quando o hip hop quase assassinou o pop? Felizmente o fim daquela década salvou o pop mais uma vez. Coisa que o fim desta década não está conseguindo... E isso tudo nós já falamos aqui neste blog! O profeta do pop deixou tudo escrito neste canal que vós acessais. Basta clicar nas frases negritas neste texto.

Para se entender tudo o que estou dizendo aqui é necessário ter uma visão abrangente e claro, conhecer A História da Música Pop para saber que as coisas tem andado de mal a pior. E não é de hoje...

Toda essa crise de Mariah Carey lança álbum perfeito e flopa, Madonna traz hits incríveis e flopa, Beyoncé grava hino lendário e flopa, nada mais é do que uma prova de que o pop não tem mais força como nos anos 80, 90 e 2000. Era que até aqui no Brasil foi responsável por lançar os maiores nomes da nossa música. Saudade dos cantores pop brasileiro dos anos 90 a 2000 e tanto... Até a Ariana Grande, que é uma das artistas mais novas e que mantém o mesmo padrão dos grandes nomes, tem sido injustiçada na mídia, nas premiações de músicas e grandes festivais pelo mundo a fora.

Por todas estas questões é que o blog tem passado por momentos de desatualização e falta de avivamento. O conteúdo principal do blog está perdendo espaço na mídia, na vida e pauta das pessoas e o público alvo está deixando de consumir este tipo de canal que tem se tornado defasado em meio a novas tecnologias.

Não é que se trata de falta criativa de produção de conteúdo exclusivo. Por que em torno de mil e tantos posts que aqui se encontram, não foi utilizado nem 10% da capacidade enérgica do autor que vos escreve. Mas trata-se de que o assunto, o tema, não é mais comum a quem se destinava. 

Atualmente, os fãs de Michael Jackson, Madonna, Cher, Mariah Carey, Whitney Houston, Britney Spears, Christina Aguilera, Beyoncé, Pink, Spice Girls, Katy Perry, Nicki Minaj, Lady Gaga entre outros nomes bombásticos do pop não acessam este conteúdo e nem participam mais de uma identidade de militância por seus artistas favoritos como antigamente. Hoje eles tem como certos de que seus cantores são onipotentes e não é uma Bebe Rehxa, Rosalía, Camila Cabello que roubará o trono que eles levantaram e sustentaram com excelência. Os tempos são outros... para eles, para seus artistas e assim sucessivamente.

O blog morreu? 

Não! Ele não está morto! As páginas continuam online, o conteúdo continua vivo, o espaço para debate continua aberto... então, o blog mais pop da internet não tem pretensão nenhuma de encerrar suas atividades. Aqui você ainda vai encontrar muito conteúdo exclusivo na tag Artigo POP e vamos nos manter resistentes até a última gota de esperança de que nosso pop volte a reinar mais uma vez. A questão é: enquanto isso não acontece, o que será do destino do blog? 

Ainda não teremos a resposta quanto ao futuro do blog. Esporadicamente lançará um post ou outro conforme o despertamento do pop em meio ao atual cenário musical, enquanto novos projetos surpresas não se firmam e não se materializam. Já fica aqui um spoiler de novidades por aí... mas até lá, vamos vendo no que vai rolar.

Se até o Facebook, que é dono o WhatsApp, do Instagram, da porra toda, está em crise de identidade, quem dirá este blog que fala somente para a nata do pop? Então, vamos ter bom ânimo que dias melhores há de vir e logo tudo se fará novo.

De certeza podemos afirmar que aqui não correrá para outras vertentes como fazem os atuais novinhos do pop. Não falaremos de forró, sertanejo universitário, pagode, nem outra cultura que não tem nada haver com o tradicional pop americano composto por espetaculares cantores que ditaram as diretrizes de como oferecer o melhor pro seu público de forma impecável e inesquecível. Nem sequer estas páginas serão vendidas para um inoportuno que deseja somente apagar da história, verdades ditas com propriedade. Nem tão pouco, deixará de existir por conta da inexistência do seu tema.

Estaremos um pouco ausentes, isso é fato! E vamos nos resistindo nos canais e redes que permitem que esta realização se mantenha de pé. Apesar do Instagram bloquear nossa conta sabe lá Deus por quê... mas podemos nos encontrar no perfil de quem faz pelo Twitter! Basta seguir @FalaMarVin!

Aqui não fica um adeus, mas sim um até logo e claro, um agradecimento impagável pelo seu acesso e companhia durante todos este anos.

Não! Aqui não é uma despedida do blog! kkkk É apenas uma nota de esclarecimento sobre a quebra de periodicidade das postagens e também para lembrar o quanto já foi falado por aqui e que você não perde por esperar por mais novidades. Se você pulou o conteúdo todo só pra este trecho final, pode voltar e ler tudinho! Largue de preguiça! rsrs 

Siga Fala MarVin no Twitter e vamos continuar mantendo esta resistência no pop que amamos e acreditamos. 

Um forte abraço!

Bottom Ad [Post Page]